21 de fev. de 2012

ARTE, TEMPO E EMOÇÃO (9º ano)


ARTE, TEMPO E EMOÇÃO

O que é arte?

Artes são marcas no tempo

E se arte é uma marca no tempo

O que é tempo?

Tempo são períodos feitos de emoção

Se arte é uma marca no tempo

E tempo é um período feito de emoção

O que é emoção?

Emoção é tudo que a arte e o tempo nos oferecem

Com o passar do tempo nós choramos, sorrimos e sentimos emoções

E a artes nos acompanha em nossa vida.

CONCLUSÃO

Arte é tempo

Tempo é emoção

Emoção é arte e é tempo

Tempo é arte

E arte é emoção.


 


 

Pela manhã, ao se arrumar para ir à escola, o jovem coloca a roupa, escolhendo, entre as diversas opções, a camiseta mais transada. A garota põe no cabelo várias presilhas coloridas, enche-se de bijuterias e pega sua mochila com bordados aplicados e chaveiros pendurados, onde guarda os cadernos com capas multicoloridas. No caminho, ambos passam por outdoors, carros de diversos modelos, construções de estilos variados... Nos momentos de lazer, crianças e adolescentes interagem com imagens em videogames e no computador, absorvem de maneira quase transcendental o que passa nas telas da televisão e do cinema, navegam diariamente na internet cheia de signos visuais. Nos livros, nas revistas e no celular... figuras, formas e cores desfilam à sua frente. 

As imagens, estáticas ou em movimento, chamam a atenção, seduzem, hipnotizam e convencem os que as observam com inocência. Vivendo na era da visualidade, os alunos são capturados por elas, mas será que eles analisam, interpretam e são críticos em relação a elas? Conseguem apreciá-las como um produto da cultura contemporânea? E ao produzir as próprias peças visuais, será que as enxergam como uma maneira de se expressar? As respostas para essas perguntas nem sempre são positivas. Torna-se necessário, então, conhecer uma nova gramática: a que leva a criança a aprender a ler e a interpretar o código visual usado nas artes, nas manifestações populares e na mídia, assim como o que ensina a ler e a escrever palavras.

Nesse sentido, as artes visuais voltam a ocupar um lugar importante no currículo escolar, sendo vistas como uma parte do conhecimento construído pelo homem desde sempre. Em sala de aula, o principal objetivo é articular criação, imaginação e produção com a percepção dos próprios trabalhos e a análise de obras, assim como garantir acesso à produção artística e estética da humanidade. Ao fazer um desenho ou pintura, dar forma a um material bruto, captar imagens com uma câmera fotográfica ou de vídeo e criar animações no computador, o artista expressa sua experiência de vida e sintetiza sentimentos, ansiedades e expectativas da época em que vive, unindo conhecimentos e técnicas a um estilo pessoal. Quem aprecia e analisa as produções se emociona, estabelece ligações da obra com sua vida e se relaciona com ela de modo único, já que em Arte não existe certo ou errado: ela permite as mais diversas interpretações e os mais diferentes sentimentos, dependendo de quem a vê. A Arte convida para uma leitura do mundo e do ser humano, da própria vida.

Ao garantir a presença constante das artes visuais no cotidiano dos estudantes, você os leva a superar aquele olhar "naturalizado" tão comum nos dias de hoje, aquele que não interroga o que vê. Um dos objetivos deste pôster é justamente fazer com que a turma conheça uma pequena parte dessa produção cultural e tente, por meio do levantamento de hipóteses e análises, estabelecer múltiplas conexões entre elementos dessa longa história. 

"A grandeza da verdadeira Arte consiste em captar, fixar e revelarnos a realidade longe da qual vivemos, da qual nos afastamos cada vez mais à medida que aumentam a espessura e a impermeabilidade das noções convencionais que se lhe substituem, esta realidade que corremos o risco de morrer sem conhecer: a nossa própria vida"

Marcel Proust (18711922), escritor francês

http://revistaescola.abril.com.br/arte/pratica-pedagogica/cotidiano-imagens-514690.shtml


 





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